Tudo Para Sua Obras

Tipos de manchas

- Cerveja, Wisky, vinho, refrigerante, café, madeira, papelão, etc...

- Utilizar removedor de base neutra, caso não resolva na primeira aplicação, reaplicar e deixar agir por mais tempo
- Suor de mão, poluição, óleo, gorduras, etc...

- Pode ser removidas com produtos de base neutra, caso não haja efeito utilizar removedor de base alcalina.
- Fungos, musgo, ceras, resinas,óleo lubrificante da parte giratória da porta, mancha de cola aplicada na fixação da placa, mancha do material de rejunte.     

- Maior possibilidade de remoção com removedor de base alcalina.    

- Amarelamento com respingo de água da torneira, ferrugem, eflorescência nas áreas externas ou nas escadarias, oxidação em estrutura metálica ou parafuso galvanizado.

- Utilizar removedor de base ácida

- Oxidação do ferro da própria rocha (mármore e granito)

OBSERVAÇÂO:
Se for mármore ou limestone utilizar removedor de ferrugem com base neutra, se for granito utilizar removedor de ferrugem de base ácida. 

Noções de armazenamento 

- Armazenar em galpão coberto e com piso revestido (fora do sol, chuva,  excesso de luz, contato com solo, umidade ou outros produtos corrosivos, ou oleosos);

- Descarregar, carregar e ou movimentar  por meio de pontes rolantes suspensas;

- Não utilizar objetos ponte agudos como prego, ferro, lataria e outros evitando assim arranhões, riscos, etc...

- Utilizar cavaletes de ferro (nunca madeira) com especificações e laudo técnicos para evitar quebras e ou acidentes;

- Limpar os materiais evitando poeira  etc..;

- Aplicar cera ou outro produtos específicos para evitar ressecamento ou descoloração;

Noções de Instalação

- As rochas apresentam inúmeras vantagens tecnológicas quando comparadas a outros meios de revestimentos, porém, alguns cuidados devem ser adotados para garantir sua beleza natural por mais tempo.

- Apesar da dureza ser considerável, as rochas são materiais muito porosos, porém, muito propensos a contaminações externas, como detergentes ácidos, vinhos, e reações químicas causadas pelo mal assentamento (argamassa, cimento, areia, água e outros). Como podemos observar na figura abaixo, a contaminação pode surgir tanto da superfície polida como da base assentada.

No caso dos pisos. 

- Para evitar o surgimento de eflorescências (manchas esbranquiçadas na superfície polida), erupções (desplacamento dos minerais na superfície polida), manchas de ferrugem (oxidação do ferro existente nas rochas causado pela infiltração de água), manchas de madeira e óleo, recomenda-se o uso da seguinte técnica:

- Tratar a superfície polida com produto Hidro óleo fugante que funciona nos poros das rochas, reduzindo seu tamanho, formando uma camada de proteção que evita a infiltração e absorção da umidade juntamente com o agente manchador, mantém a porosidade para permitir a evaporação da umidade. 

- A utilização da água durante o processo de assentamento do piso provoca reações químicas com a argamassa ou com a farofa (mistura de cimento, areia e água) e essa reação produz sais minerais que são transportados pelos poros das rochas e ocasionam as manchas. Sendo assim recomenda-se a impermeabilização do fundo do piso (face não polida que fica em contato com a argamassa). Este tipo de impermeabilizante á facilmente encontrado no mercado. 

- As juntas quando mal feitas também são “portas” de entrada para contaminações, as impurezas da obra podem entrar na junta e quando o rejunte é aplicado  estas impurezas reagem causando manchas nas bordas dos pisos. 

- A constante infiltração de água pelo rejunte causa manchas de umidade. A escolha de rejunte impermeável é fundamental para evitar infiltração durante sua manutenção.

Nas fachadas 

As placas instaladas nas fachadas dos prédios estão sujeitas aos mesmos problemas encontrados nos pisos (eflorescência, erupções, manchas de ferrugem, infiltrações, etc.). As placas das fachadas também são agredidas constantemente pelas chuvas ácidas (poluição), pelos ventos fortes nas regiões litorâneas, pela dilatação e contração causadas pelas variações de temperatura. Todas essas “agreções” provocam tensões internas diminuem a eficácia dos materiais colantes aumentando o risco de quedas conforme observado nas figuras abaixo:

Com o aumento do setor de construção civil no Brasil, e o rigor nas normas de segurança para este segmento, novas tecnologias de fixação estão sendo utilizadas pelas construtoras. A Utilização de fachadas ventiladas (modelo americano de fixação de fachadas) vem inovando a forma de instalação.

  1. Este sistema proporciona uma série de vantagens tanto na instalação quanto na manutenção de fachadas, vejamos alguns: Pode ser utilizado em paredes, forros e colunas;
  2. Por ficar afastada das paredes permite a passagem de cabeamento para sistemas elétrico, Internet, TV e sistemas hidráulicos;
  3. Proporciona conforto térmico, pois o espaço entre a fachada e a parede reduz a passagem de calor, diminuindo o consumo de energia elétrica com sistemas de ar condicionado.
Proporciona conforto acústico.


Para o melhor resultado segue algumas observações: 

- Os insertes devem ser de material inoxidável para não reagir com os minerais das rochas; 
- As juntas devem respeitar um espaçamento mínimo para absorver a dilatação e contração das placas respeitando as normas de segurança; 
- O rejunte deve ser feito com produtos que não reajam com as placas, devem ser aplicados de maneira a acompanhar as dilatações e contrações das placas e não permitir a infiltração de água das chuvas; 

Melhor visualização 1920 x 1080 - STUDIO R5 - AGOSTO 2017 - www.studior5.com.br